Anacapri: nascida para facilitar

22/9/2023 | Franquias

A história da Anacapri começa em uma bela ilha do mediterrâneo. O fundador da marca, Anderson Birman, estava de viagem por Capri, na Itália, totalmente absorvido pelas belas paisagens de uma natureza exuberante até se deparar com um sapateiro sentado em frente à sua loja, montando sandálias artesanais, que as turistas escolhiam na hora. 

Aquela simplicidade, ao mesmo tempo cheia de perfeição e capricho, voltada para atender à demanda da consumidora, foi uma grande inspiração para Anderson. Ele entendeu ser possível produzir um calçado que fosse bonito, confortável e descomplicasse a vida da mulher brasileira.

Nasce assim a marca Anacapri, ancorada no Arezzo&Co, um dos principais grupos de calçados do país.

Anacapri inspirada pelo conforto

 

Lançada em 2008, a marca Anacapri é especializada em calçados flats, ou seja, calçados de salto reto ou mínima angulação. Ela foi criada a partir do desejo de oferecer para a consumidora uma moda versátil e com personalidade, sem ter de abrir mão do conforto no dia a dia. 

No início de suas atividades, a produção era voltada para sapatilhas, um calçado que oferece um certo refinamento sem a necessidade de salto. Foi entre 2010 e 2011 que a Anacapri deu um grande passo, através da entrada do canal multimarca, com a participação pela primeira vez em uma feira de calçados, a Couromoda.

Foi nesse período que ela redefiniu o modelo de negócio, com foco em calçados flat. Outros modelos e linhas foram surgindo, mas sempre sem salto, reforçando a ideia de produtos práticos, confortáveis e democráticos.


Começam as franquias Anacapri

Em 2013, a Anacapri inicia o modelo de negócios de franchising e, ao passo de um ano, contabiliza 45 unidades e parcerias com outras marcas com foco em collab. A marca, que já circulava em outras lojas pelo canal multimarcas, começa a ter foco como uma oportunidade de negócio próprio para outros empreendedores.

Atualmente, são 228 lojas, sendo apenas 2 próprias e todas as demais unidades franqueadas espalhadas por vários estados brasileiros, com sede administrativa em São Paulo. Em 2015 foi lançado o e-commerce e em 2017 o Espaço Descomplica, como flagship da marca.

A marca Anacapri conta com 4600 SKUs, anualmente divididos em 2 categorias principais: tênis e rasteiras, além de mocassins, sandálias, bolsas e sapatos. É membro da ABF – Associação Brasileira de Franchising, com 2 Selos de Excelência conquistados (2018 – 2019). Além do mais, possui um modelo de negócio pensado para cidades a partir de 100 mil habitantes, com lojas de rua ou de shoppings. 


O projeto arquitetônico é assinado pela be.bo (Bel Lobo e Bob Neri), com um design que possibilita total interatividade das clientes com os produtos, para que possam ficar à vontade para ver, escolher e experimentar qualquer produto em pouco tempo, o que facilita em muito a decisão de compra.

A Anacapri é ainda parte do grupo Arezzo&Co, cuja marca Arezzo é chancelada pela ABF com selo de excelência em franchising por 15 anos consecutivos desde 2004. O suporte ao franqueado da Anacapri inclui treinamentos anuais e em cada lançamento de coleção, para que todos estejam preparados para falar das novidades às consumidoras, suporte em marketing, além de grupos de WhatsApp e reuniões semanais. Com a Anacapri, nenhum franqueado está sozinho.

O conforto de vários canais de expansão

A Anacapri entende que quanto mais unidades franqueadas, mais força a marca tem e mais fortes ficam as franquias. É um ciclo de retroalimentação que existe a partir de um forte trabalho de criação e manutenção de canais de expansão.

Neste sentido, a marca conta com uma equipe de profissionais com experiência em relação a estratégias de marketing e, principalmente, em relação ao negócio de franchising.

As ações e canais de expansão contam com landing page, e-mail marketing, este blog, perfis exclusivos para expansão no Facebook, Instagram e Linkedin, construção e atualização de base de dados, programa de fidelidade com descontos temporários e brindes, materiais impressos, portais de franquia e participação em feiras de franquia.

Tudo o que é necessário para aumentar a nossa rede e valorizar as nossas operações e a marca Anacapri, que sintetiza o poder do nosso negócio.

Siga os passos da Anacapri, seja um dos nossos franqueados. Acesse: https://franquia.anacapri.com.br/seja-um-franqueado