O modelo de negócio de franquia em si é um só: uma marca franqueadora que cede o uso da marca, do plano de negócios e da expertise para um terceiro. Oferece treinamentos, dá suporte, participa da escolha do ponto comercial e ao longo do tempo presta algum tipo de consultoria, apoio e capacitações.
Entretanto, cada marca tem características próprias e formas de operar dentro do franchising, o que leva a diferentes custos e valores que devem ser avaliados na escolha da marca a ser investida.
Entenda quais são os custos de uma franquia e de que forma usá-los como métrica de comparação entre redes franqueadoras.
Falamos de custos, não de valores
Antes de qualquer coisa, precisamos entender que neste caso o custo é diferente de valor. Os custos são os itens que fazem parte de um contrato de franquia, com algumas diferenças entre algumas marcas.
Já os valores dizem respeito ao quanto cada franquia irá cobrar por cada item incluído nos seus serviços inclusos no contrato. É importante comparar também como esses custos e valores se comportam. Por exemplo, algumas franquias cobram taxas fixas aos franqueados; outras, percentuais sobre algum valor. Tudo deve fazer parte da sua avaliação.
Os custos no processos de abertura de uma franquia
Abrir uma franquia exige alguns passos para que ambas as partes estejam cientes de suas responsabilidades e entendam se, de fato, há compatibilidade entre o que o futuro franqueado espera de uma franquia e o que ela tem a oferecer. Da mesma forma, se o franqueado se encaixa no perfil da franqueadora.
Cada franquia tem seus próprios passos. Cada um deles envolve uma série de informações que dão base segura para avaliações e escolhas, incluindo os custos e os valores de cada um.
A Anacapri possui processo com 15 passos, da seleção até abertura de loja. Sendo os principais deles:
- Bate-papo com candidato;
- Validação comercial;
- Validação financeira;
- Reunião de viabilidade;
- Assinatura do contrato;
- Projeto arquitetônico;
- Pré-obra e obra ;
- Montagem;
- Abertura de loja;
Entre a validação comercial e a assinatura do contrato, o franqueado tem acesso à COF – Circular de Oferta de Franquia, um documento onde além de todos os detalhes referentes a marca franqueadora, traz as obrigações e responsabilidade de cada um, franqueado e marca franqueadora, além claro, dos custos da franquia e seus valores.
Os custos que você deve considerar
Há diversas marcas, tamanhos e formatos de franquia, por isso há custos e valores diversos para serem considerados, além da forma como são cobrados.
Abaixo os principais custos que servem como avaliação de qual marca investir:
- Investimento: algumas franquias reúnem vários custos e valores, ainda que discriminados, no que chama de investimentos; outras incluem inclusive a taxa de franquia; outras cobram à parte. Os investimentos englobam treinamentos, consultorias, acompanhamento, projeto arquitetônico, tudo que é necessário para abertura da loja.
- Taxa de franquia: é a cessão de direito de uso da marca em si, é uma das moedas de troca mais valiosas do sistema de franquias, já que tem o potencial de atrair clientes conhecedores do negócio.
- Taxa de marketing: geralmente é cobrado em percentual, mensalmente e implica nos serviços de divulgação e relacionamento da marca, produtos e promoções realizados pela franqueadora.
- Royalties: manutenção da concessão da marca bem como serviço de apoio e suporte contínuo.
- Capital de giro: o valor mínimo necessário para fazer o negócio funcionar nos primeiros meses. Algumas marcas cobram outras pedem somente garantia. Em alguns casos está inserido nos Investimentos.
- Estoque inicial: dependendo do tipo de franquia, há uma exigência de compra mínima de produtos.
Estes não são os únicos custos para montar uma franquia, há ainda outros que são pagos a terceiros e não a franqueadora, como:
- Abertura da empresa;
- Ponto comercial – aluguel ou compra;
- Contador;
- Mão de obra – tanto para reformas como para montagem de equipe
A marca Anacapri você já conhece. Entenda nossos custos e valores e seja um dos nossos franqueados. Acesse: https://franquia.anacapri.com.br/seja-um-franqueado