No mundo corporativo, é comum ouvir sobre hard e soft skills, ainda mais em processos seletivos. Mas não se engane, esses dois conceitos também devem fazer parte do universo do empreendedorismo e mais ainda quando lidamos com franquias.
Entre conhecimento técnico (hard skills) e habilidades ligadas à personalidade (soft skills), as soft skills têm uma grande importância no relacionamento entre as pessoas e na tomada de decisões. Bem diferentemente do que muita gente pensa, elas podem sim ser adquiridas com vontade, persistência, estudo e treinamento.
Ainda que investir em franquia implique uma série de vantagens, como uma marca reconhecida pelo mercado, rede de apoio e suporte, know how entre outras, nada disso exclui a necessidade de uma boa liderança à frente da unidade franqueada, ou seja, que tenha um bom arsenal de soft skills.
Vamos entender melhor a definição de soft skills e quais são imprescindíveis quando tratamos de franquias.
O que são soft skills?
Enquanto as hard skills se referem às habilidades mais técnicas, ou seja, advindas de cursos, oficinas, escola, faculdades e outras instituições e meios de ensino, as soft skills têm um caráter mais subjetivo, estão mais ligadas a características de personalidade, por isso são um pouco mais complicadas de mensurar e de desenvolver. Entretanto é totalmente possível. Por exemplo, pessoas tímidas com grande dificuldade de falar em público que se tornam exímias oradoras após treino e dedicação.
As soft skills se referem a modelos comportamentais e à maneira como as pessoas, enquanto profissionais principalmente, lidam com as atividades diárias, desafios e conflitos inerentes ao trabalho.
Algumas soft skills desejadas em quem atua em franquia já podem fazer parte da personalidade dessas pessoas, o que facilita bastante. Contudo, quando não fazem, devem ser adquiridas, o que exige autocrítica e vontade de mudança e melhoria.
Liderança em uma franquia
Primeiramente vamos entender o que é liderança. Diferente de gerente, diretor, coordenador, que são cargos, liderança tem mais a ver com postura. Com o modo de lidar com situações e encarar pessoas.
Dar ordens somente é diferente de discutir a melhor maneira de realizar uma tarefa tendo em vista um determinado objetivo, por exemplo. Só reclamar de um erro sem incentivar o funcionário a aprender mais e acertar mais não é ser um líder.
Para além do saber se relacionar, um bom líder e gestor deve ainda estimular o pensamento crítico, o desenvolvimento profissional e criativo, além de promover a harmonia, a coletividade, o espírito colaborativo e um bom ambiente de trabalho.
Outro ponto fundamental é promover uma comunicação não-violenta e mais assertiva através do diálogo transparente e do estímulo da escuta e da argumentação.
As soft skills de uma boa liderança
Quais as soft skills desejadas para uma boa liderança na sua franquia? Listamos algumas abaixo:
- Empatia: conseguir se colocar no lugar do outros e experimentar suas sensações e sentimentos leva a mais compreensão e solidariedade entre os colaboradores, clientes e parceiros;
- Organização: liderar uma franquia não é tarefa fácil, há muitos afazeres e organização, é primordial para nada dar errado;
- Comunicação: saber conversar, estimular o diálogo e se fazer entendido é mais que necessário;
- Colaboração: cabe ao líder contribuir, dar apoio e suporte a sua equipe, por isso desenvolver a capacidade colaborativa é primordial;
- Inteligência emocional: nem todos os dias são fáceis, saber lidar com os próprios sentimentos evita conflitos com outras pessoas;
- Criatividade: ter presença de espírito e inovar na hora de lidar com as mais diversas situações;
- Versatilidade: se preparar para atuar de diferentes formas, se adaptando o tempo todo.
São muitas as soft skills que fazem a diferença em uma liderança. Entre as capacitações e treinamentos da Anacapri está o incentivo a essas questões. Venha liderar uma de nossas franquias, seja um franqueado Anacapri.
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