Definitivamente, o consumidor é a razão de ser de todo negócio. De nada adianta ser mais competitivo, ter mais diferenciais que a concorrência e melhores produtos se o consumidor final não tiver sido encantado por sua marca ou ter conhecimento de todas essas vantagens.
Pensando nisso, vamos trazer algumas dicas de atendimento que fazem toda a diferença. Criar e manter um bom relacionamento é a mais importante delas.
Relacionamento, uma das grandes dicas de atendimento
Em meio à busca pela satisfação do consumidor, construir e desenvolver um relacionamento é o que fará toda a diferença nesse percurso. É somente através de um diálogo que será possível compreender as demandas e obter feedbacks honestos capazes de melhorar ainda mais o que você oferece e, sobretudo, fidelizar esse cliente, que trará outros para que tenham experiências tão boas quanto as dele.
E como desenvolver esse relacionamento? Fazendo o uso assertivo de todos os canais de vendas e comunicação. Treinando vendedoras, usando ferramentas ágeis e funcionais, realizando planejamento de ações de comunicação e marketing eficazes, usando estratégias de CRM, e, principalmente, ouvindo esse consumidor, sendo empático e atencioso.
Sobre os canais, valem desde os mais tradicionais até os mais tecnológicos, a exemplo de SAC O800, aplicativos de mensagens, chatbots e até mesmo as redes sociais. Outra dica importante: não precisa usar todos os canais, mas somente aqueles que você consegue gerir e que tenham mais alcance com seu público. Não adianta ter um canal que não funciona, o efeito é contrário.
Espaço de experiências
Pode até não parecer, mas o espaço conta muito no atendimento ao consumidor. O projeto arquitetônico, o layout da loja, a disposição dos produtos, iluminação, tudo isso influencia na experiência do consumidor e no trato da equipe de vendas. Imagina um lugar onde a vendedora precisa ficar espremida ou na frente dos produtos? Não tem como esse atendimento funcionar.
O projeto arquitetônico da Anacapri, elaborado pelo be.bo, escritório de arquitetura e design de Bel Lobo e Bob Neri, permite interatividade da consumidora com os produtos, o que favorece a decisão de compra.
O ponto de venda Anacapri é prático e rápido para que as clientes possam escolher e experimentar qualquer produto em pouco ou muito tempo, a depender de sua preferência.
Conveniência no atendimento
Quando falamos em atendimento, não nos limitamos ao contato vendedor e consumidor. Abrangemos todas as formas que a marca dispõe de fazer o produto ser exposto e chegar ao cliente. A qualidade no atendimento se refere principalmente a como cada canal disponível entrega o seu serviço.
Já falamos que não é necessário ter todos os canais existentes, mas somente aqueles que pode gerir, entretanto é preciso estar atento ao que é mais conveniente para o consumidor. A depender do perfil do público, é melhor ter mais lojas físicas do que investir somente em online, por exemplo.
Voltamos então à importância do relacionamento e da escuta. O bom atendimento é aquele que oferece solução. Além de mais de 200 lojas em várias regiões do país, a Anacapri ainda possui como canais de venda e-commerce próprio e presença em lojas multimarcas.
Gentileza gera gentileza
Essa máxima acima se aplica bem como uma boa dica de atendimento ao consumidor. Afinal, cliente atendido com cordialidade, atenção e respeito devolve a gentileza se fidelizando à marca, consumindo o produto e divulgando para outras pessoas.
Essa gentileza deve se manter presente também quando o consumidor faz alguma queixa, pede para trocar o produto ou demora demais para escolher o produto. Fique atento.
Atender bem tem a ver com disposição de escuta e foco na solução para o consumidor, algo que a Anacapri valoriza e repassa em seus treinamentos. Conheça um pouco mais de nossa franquia e seja um dos nossos franqueados: https://franquia.anacapri.com.br/seja-um-franqueado