Quando tratamos de franquia, entendemos que temos ao menos dois grandes atores no processo, a marca franqueadora e os franqueados. Os consumidores ficam no meio, entre quem desenvolveu o modelo de negócio e quem o coloca em prática realizando o sonho de empreender com mais segurança.
Nesse formato, as responsabilidades de um e de outro precisam estar claras, afinal, há uma marca reconhecida e forte que deve ser preservada. A relação entre franqueadora e franqueado é uma relação que necessita, impreterivelmente, de confiança e troca.
Vamos entender melhor como funciona o modelo de franchising e as obrigações dos envolvidos.
O modelo franquia de negócios
O negócio de franquia implica duas partes que se unem em prol de um objetivo em comum. De um lado a marca franqueadora, que cede uso da marca e todo o know-how e expertise do negócio. Do outro, o franqueado, que investe no modelo buscando atuar com uma marca reconhecida, suporte e segurança.
Para que essa parceria funcione, é preciso que se mantenha claro o papel de cada um na empreitada. Sem perder de foco que o sucesso de uma franquia reside justamente na padronização, ou seja, no fato do consumidor encontrar a mesma qualidade em produto e serviço em qualquer unidade que vá.
O que garante que isso aconteça é o compartilhamento de informações da marca franqueadora, bem como uma consultoria sistematizada e o respeito à marca por parte do franqueado.
Para entender melhor como isso funciona, vamos listar as responsabilidades de franqueadora e franqueados.
As responsabilidades da franqueadora
O principal compromisso da marca franqueadora e dos franqueados é prezar pela marca, afinal é o bem maior de um e de outro, e o que garante a visibilidade e atratividade do negócio.
A Anacapri surgiu para oferecer uma moda dinâmica, alegre e que principalmente preze pelo conforto da consumidora, sem com isso se abster de seguir e criar tendências no mercado de calçados flat.
Em virtude disso, a Anacapri investe em relacionamento, projeto arquitetônico, grandes parcerias, canais de venda, inovação e, claro, atendimento ao cliente no intuito de oferecer a melhor experiência possível. São essas escolhas e ações que abrem espaço para um negócio de rentabilidade e sucesso para toda a rede.
Para que toda a metodologia e processos criados pela marca franqueadora sejam seguidos à risca, é preciso elaborar documentos e material, para além do contrato, que permitam o pleno entendimento do que é oferecido e do que é exigido no modelo de franchising.
Em resumo, são responsabilidades da franqueadora:
- Selecionar os franqueados: é preciso enxergar disposição e afinidades de valores. Ao assinar o contrato, a franqueadora está cedendo seu maior patrimônio: a marca que construiu ao longo dos anos;
- Elaborar a COF e o contrato: documentos essenciais para garantir lisura na negociação;
- Oferecer suporte e apoio: a Anacapri, por exemplo, auxilia na negociação de ponto de venda e possui um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp para se manter comunicando com cada franqueado;
- Desenvolver ações de marketing institucional: a Anacapri oferece todo o suporte em ações de marketing, incluindo parceria com celebridades.
As responsabilidades e apoio da Anacapri vão além, como realizar reuniões semanais, fazer uso de aplicativo de CRM e ter um espaço exclusivo para dúvidas, informações e estreitamento de relações.
Responsabilidades do franqueado
O franqueado é um empreendedor que busca realizar o sonho do negócio próprio com mais segurança e rentabilidade a partir do investimento em uma marca já reconhecida no mercado e com plano de negócio já elaborado e testado.
Nesse modelo de empreendimento, ele recebe o direito de uso da marca franqueadora e outros benefícios, como treinamento e capacitações e toda uma estrutura para dar suporte e fazer a loja dele prosperar.
Em se tratando de suas responsabilidades e obrigações, cabe aos franqueados:
- Definir, como apoio da franqueadora, local da instalação da franquia;
- Selecionar, contratar e gerir a equipe de trabalho;
- Prospectar e fidelizar os clientes;
- Estabelecer um bom relacionamento com a equipe, consumidores e fornecedores;
- Estar presente nas atividades organizadas pela franqueadora.
Viu como as responsabilidades dos franqueados são simples de se realizar? Invista em franquia. Seja um franqueado Anacapri: https://franquia.anacapri.com.br/seja-um-franqueado