O sucesso de uma franquia vai além da qualidade dos produtos ou da localização estratégica da loja. No universo competitivo do varejo, o merchandising se destaca como uma ferramenta essencial para impulsionar as vendas e fortalecer a presença da marca no mercado.
Na rede de franquias Anacapri, a estratégia de merchandising desempenha um papel importante, colaborando de maneira significativa com o sucesso dos franqueados. Entenda um pouco mais do conceito e das nossas práticas.
O que é merchandising e sua importância para o varejo de moda de calçados
Merchandising é uma estratégia que abrange diversas práticas e técnicas cujo objetivo é otimizar a exposição e promoção dos produtos no ponto de venda. Vai além da simples disposição de itens nas prateleiras, englobando ações coordenadas, como a criação de displays atrativos, o desenvolvimento de campanhas e a aplicação de métodos de design e comunicação visual.
Essas iniciativas têm como objetivo chamar a atenção do consumidor e influenciar suas decisões de compra, criando uma experiência envolvente no ambiente da loja. Alguns exemplos:
1. Layout estratégico de loja: disposição estratégica dos produtos nas prateleiras e vitrines da loja. Na Anacapri a proposta é um ambiente prático para que os clientes fiquem à vontade para escolher e experimentar qualquer produto em pouco tempo.
2. Displays temáticos: espaços e objetos usados para destacar produtos. São bem importantes para dar evidência a itens das novas coleções e aos produtos mais vendidos.
3. Promoções visualmente atraentes: sinalização clara de descontos, combos de produtos ou ofertas exclusivas para determinadas linhas de calçados, para citar alguns exemplos. O ponto de venda se torna, dessa forma, um local de atração e decisão de compra.
4. Experiência de compra interativa: uso de tecnologias e atividades para estimular o envolvimento ativo dos clientes durante sua experiência de consumo.
5. Comunicação visual coesa: sinalização feita de forma a facilitar o tráfego do consumidor no ponto de venda e o entendimento das informações em relação aos produtos e serviços.
Estação Anacapri: o merchandising voltado para a experiência
Para além de um projeto arquitetônico, desenvolvido pelo Be.Bo, que apresenta uma proposta de disposição para possibilitar total interatividade do cliente com os produtos, instigando os sentidos e facilidade na decisão de compra, a Anacapri apresenta a Estação Anacapri, um espaço de experiências para encantar as clientes e colaborar com a sua franquia.
São 4 andares de loja na Oscar Freire que convidam clientes a experimentarem o conceito e jeito intenso de ser da Anacapri, além da cultura descomplicada da marca, em um local interativo e tecnológico.
O andar térreo replica uma loja das franquias e tem o intuito de ser espaço modelo para visual merchandising e vivências com a marca. O futuro franqueado, por exemplo, poderá experimentar as mesmas sensações dos seus futuros consumidores e entender melhor a dinâmica da marca. Neste andar ainda há uma área para retirada de produtos comprados online.
O primeiro andar é um espaço para eventos, incluindo um auditório para receber clientes, franqueados e convidados, por exemplo. Já o segundo andar funciona como showroom Anacapri, para receber especialmente franqueados e clientes multimarcas.
O terceiro andar é o espaço comercial e a central da marca que visa oferecer aos colaboradores, uma experiência completa com a marca.
A Estação Anacapri dispõe ainda de um espaço de beleza com manicure, pedicure, unhas de gel e serviços para sobrancelhas e cílios em parceria com a Esmalteria Nacional. A Creamy + Skelt fornece os produtos para rituais de beleza. A parceria com a Piuka traz suas semijoias para demonstração e venda, e o The Coffee, garante café em alto estilo.
Merchandising é coisa séria para a Anacapri. E é por ter essa compressão e visão da ferramenta que isso se torna um ganho enorme para os franqueados. Não fique de fora dessa vantagem. Entre em contato e entre para a família Anacapri.