Estação Anacapri, a flagship da marca

22/3/2024 | Franquias

As flagships são lojas conceitos, aquelas que levam a bandeira da marca para junto do consumidor e têm como propósito a aproximação com público. Este ano, a Anacapri se reinventou com a inauguração, na Rua Oscar Freire, em São Paulo, da Estação Anacapri, a flagship da marca.

Com um projeto arquitetônico inovador, a Estação Anacapri foi inaugurada no mesmo ano em que completou seus 15 anos de história.

Entenda o conceito de flagship

A flagship é uma loja diferenciada com intuito de chamar atenção, apresentar o conceito da marca e seu posicionamento, além de ser um espaço de aproximação e conhecimento entre ela e seu público. Ou seja, tem um propósito muito além de vendas.

Entre os diferenciais de uma flagship está a ambientação, a fim de deixar o consumidor mais confortável e à vontade, despertando nele o desejo de exploração do local. Por isso, a valorização dos recursos que atiçam os sentidos, como decoração, aromas, projeto arquitetônico, exposição dos produtos, música, tecnologia, entre outros aspectos que provocam diversas sensações e emoções.

Neste sentido, uma flagship costuma apresentar as seguintes características:

  • Valores da marca presente desde a arquitetura até o atendimento;
  • Ambiente personalizado;
  • Exploração dos cinco sentidos do consumidor, desde som ambiente aos aspectos visuais;
  • Eventos como desfiles, palestras, entre outros, para a apresentação dos produtos;
  • Interatividade, com uso de tecnologia;
  • Atendimento no formato de consultoria.

Uma das características mais fortes de uma flagship é a forma como o produto deve ser exposto de modo a tornar-se original em sua categoria.

As vantagens de uma flagship

Além de representar um diferencial competitivo, uma das principais vantagens de uma flagship ou loja conceito, como alguns chamam, é a capacidade que ela tem de se fixar na memória do consumidor.

Isso acontece justamente pelo seu design bem elaborado para ser marcante e inserir o público dentro do que a marca promete. É como se o conceito de marca, que é algo abstrato, fosse concretizado através dos sentidos como visão, olfato e audição, por exemplo.

A flagship não é somente um espaço de vendas, ela é uma ferramenta de marketing de atração e encantamento de consumidores.

Estação Anacapri, a sua flagship

No mercado desde 2008 e parte do grupo Arezzo &Co, a Anacapri sabe o quanto identidade e design caminham juntos em uma flagship, afinal, ainda que não seja o único sentido a ser explorado, o visual é aquele que causa o primeiro impacto na consumidora ao entrar na loja.

A Estação Anacapri se encontra em um dos endereços de moda mais famosos do país, a rua Oscar Freire, em São Paulo. E o projeto arquitetônico foi idealizado por Bel Lobo, do escritório Be.Bo. O espaço conta com um layout conceitual voltado para a estética contemporânea, com forte referência à estação do metrô Oscar Freire, que fica muito próxima.

Assim como é de se esperar de uma loja conceito, a flagship Anacapri sustenta a proposta de um espaço interativo e tecnológico. São quatro andares convidativos para os clientes experienciarem o universo vermelho vibrante que a Anacapri tem.

No térreo, existe uma loja que demonstra a mesma estrutura de suas franquias, funcionando como um modelo para o visual merchandising e as experiências da marca. Sob o conceito de Store in Store, a Estação Anacapri traz um espaço beauty com manicure e pedicure,  e embelezamento do olhar em uma parceria com a Esmalteria Nacional.

Tem mais, as marcas Creamy e Skelt trazem produtos para beleza no cotidiano, como por exemplo, skin care e outros cuidados com a pele. Piuka apresenta as suas belíssimas semi-jóias e o café é garantido pela The Coffee. Isto não poderia faltar, claro!

Já no primeiro andar, existe um espaço cultural com um auditório onde haverá a realização de eventos gerais e workshops. No segundo andar um showroom Anacapri está disponível para receber franqueados, futuros franqueados e clientes multimarcas.

E por fim, seguindo para o terceiro andar, este abriga o escritório do time comercial e central da marca Anacapri, onde é promovido o DNA da marca para os colaboradores e parceiros.

Mais que visual, um atendimento único

Ainda que o visual tenha um impacto importante em uma flagship, o atendimento é um ponto de suma importância para valorização do conceito da marca e da conquista da consumidora.

A postura, o comportamento e a interação das vendedoras são um quesito essencial na avaliação de uma cliente e vão influenciar na qualidade da experiência e no retorno à loja.

Portanto, a equipe de atendimento e vendas deve carregar o posicionamento da marca. Na flagship Anacapri, ainda que tudo seja pensado para uma circulação e experimentação livre da consumidora no ambiente, as vendedoras agem como consultoras, dando dicas, facilitando escolhas, orientando quando a consumidora apresenta dúvidas, ou seja, facilitando a vida dela.

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