Anacapri: adaptação às tendências do varejo de calçados e acessórios

28/3/2024 | Negócios

Uma empresa voltada para o consumidor precisa estar atenta às tendências do mercado e as demandas de consumo. O mundo da moda, ainda que dinâmico, tem se equilibrado com necessidade de menor geração de lixo, resíduos, busca de matéria-prima mais sustentável e prática que estejam alinhadas aos cuidados com o meio ambiente. 

Algumas tendências pedem coleções de calçados e acessórios mais atemporais, o chamado slow fashion, bem como a valorização do conforto e da praticidade. Nesse sentido, as flatforms, ou somente calçados flat, têm ganhado espaço nas lojas e nos armários das consumidoras. 

NRF e as principais tendências no varejo  

Em janeiro de 2023 aconteceu a NRF, uma das maiores feiras de varejo do mundo. Durante o evento, o Instituto Euromonitor apresentou 5 tendências importantes no setor: 

  1. União da tecnologia e da humanização 

Automação de processo, uso de inteligência artificial, chatbots, pagamentos self service. São várias as modalidades de inserção da tecnologia no dia a dia de consumo, seja presencial ou online.  

Segundo Michelle Evans da Euromonitor, 80% dos consumidores com até 29 anos se dizem habituados a algum tipo de automação durante o consumo. Ainda de acordo com o estudo, 55% dos varejistas planejam investir em inteligência artificial; 42%, em realidade aumentada ou virtual; e 38%, em robótica e automação.  O que o estudo sugere é o caminho híbrido, de máquina e humano trabalhando juntos a fim de ofertar o melhor ao consumidor. 

  1. Consumidor cauteloso 

A atenção com o orçamento familiar tem interferido no consumo. Segundo as informações do Euromonitor, 25% dos consumidores pretendiam reduzir os gastos em 2023. Por isso, marcas com SKUs altos têm mais chances de atender a consumidores mais conservadores nos gastos. É o caso da Anacapri com 4600 SKUs por ano e ticket médio de R$ 170, uma excelente relação custo x benefício.

  1. A importância de ações de sustentabilidade 

Há uma preferência por marcas e produtos com viés ecológico a fim de desgastar o menos possível o meio ambiente e diminuir a produção de lixo. A pesquisa do Euromonitor aponta que 45% dos varejistas planejam investir em iniciativas sustentáveis nos próximos 5 anos.  

Nesta tendência, a Anacapri lançou o slip on “Ana de Açúcar”, que utiliza como matéria-prima o EVA I’m green bio-based da Braskem, um plástico renovável que auxilia na redução de gases do efeito estufa. 

4 – Interação social 

O longo período de isolamento tem levado os consumidores à busca de mais interação e convívio social, e a pesquisa Euromonitor apontou que 39% dos consumidores digitais desejam aumentar as atividades diárias nos próximos 5 anos. 

O projeto arquitetônico da Anacapri, com modelos de loja de rua e de shopping, possibilita total interatividade através da ideia de um espaço divertido, prático e com design apurado. 

5 – Consumidor mais jovem 

De acordo com o Euromonitor, 30% dos jovens decidem com base na postura política e social das marcas e 24% boicotam àquelas que não compartilham dos mesmos valores.

Com um posicionamento que busca despertar o lado leve da vida, traduzindo tendências de moda em sapatos, bolsas e acessórios para acompanhar seu público em um estilo de vida mais alegre, sempre com produto inteligente, experiência simplificada e moda positiva, a Anacapri faz parte da preferência jovem. 

Tendência Comfy, a moda que é a cara da Anacapri 

O mundo da moda tem aberto cada vez mais espaço para um estilo que vem ganhando força, o estilo comfy. Ou seja, uma moda que valoriza o conforto, o caimento mais simples e democrático, com produções casuais para trabalhar, um passeio ou uma volta na cidade. 

A proposta é a valorização do conforto. É o conceito de deixar o que incomoda e aproveitar a liberdade da moda que abraça e acolhe. E isso é a própria razão de existir da Anacapri. 

Como você pode perceber, a Anacapri segue bem as tendências do varejo de moda de calçados, o que faz dela uma excelente opção de negócios. Entre em contato e seja um dos nossos franqueados: https://franquia.anacapri.com.br/seja-um-franqueado