Investir em um negócio próprio via franquia tem diversas vantagens e algumas necessidades. Participar dos treinamentos e capacitações oferecidos pela rede franqueadora é uma delas.
Ao assinar contrato com uma marca de franquia, você está recebendo o direito de uso de marca e também todo o conhecimento do negócio e sua operação. Em contrapartida, você deve zelar por essa marca para que ela se mantenha reconhecida e desejada pelos consumidores e rentável para os franqueados.
Uma das formas de preservação é participando dos treinamentos e, por isso, ficar sabendo como conduzir a unidade franqueada da melhor maneira.
As vantagens dos treinamentos que são importantes para você
Você não escolheu a marca para investir à toa. Além de afinidades de valores, você enxergou nela potencial e pesquisou a sua força no mercado. Encontrou na sua escolha diferenciais e vantagens competitivas que não viu em outras, e os treinamentos realizados pela rede franqueadora auxiliam a manter esses diferenciais.
Isso por si só já seria razão suficiente para você e sua equipe participarem dos treinamentos de sua marca franqueadora. Mas, ao conhecer os conteúdos de muitos treinamentos, é possível perceber o potencial de cada treinamento.
Veja quais são os conteúdos dos treinamentos de franquias que podem fazer a diferença no seu entendimento do negócio:
- Histórico, conceito, missão, visão e valores da marca;
- Diferenciais e vantagens competitivas em relação a outras marcas;
- Modelo de atendimento ao cliente;
- Como fazer uso da tecnologia, seja própria ou terceirizada pela rede;
- Regras de venda, trocas, compras em site e retirada em loja, reembolso e afins;
- Informações sobre lançamentos e novidades;
- Informações sobre a concorrência e como lidar com o cliente em relação a isso;
- Forças, oportunidades e vantagens da marca;
- Relação com fornecedores;
- Parcerias;
- Fabricação, design, matéria prima, entre outros detalhes em relação a produção;
- Manuseio correto de ferramentas e equipamentos;
- Como funciona a relação com a mídia e redes sociais;
- Uso de ferramentas de comunicação entre a rede e os franqueados;
- Notícias do mercado.
Dúvidas e questionamentos dos franqueados podem gerar conteúdo e necessidade de novos treinamentos. A proposta deles é manter a rede conectada, a comunicação em sintonia e a independência do franqueado sabendo como agir de acordo com o padrão da marca.
Treinamentos são compromissos
Vale reiterar que a participação não somente do franqueado, mas de sua equipe, é sinal de compromisso com a marca. Mais do que isso, é um compromisso com si mesmo e o seu empreendimento, afinal, é nos treinamentos que você irá aprender sobre a franquia e sobre a gestão do negócio.
Além do compromisso os treinamentos são também respeito e responsabilidade não somente com a marca, mas com todos os demais franqueados. É importante o entendimento de que fazer parte de uma franquia é fazer parte de uma conexão na qual a atitude de um implica em consequências para todos.
Lembre-se de que o fato de a marca estar no patamar em que está é o que proporciona a você investir com segurança, suporte e já ter uma demanda de clientes interessados antes mesmo de sua unidade inaugurar.
Os programas de treinamento
O foco primeiro dos treinamentos é a importância da padronização, a força motriz de qualquer franquia. O franqueado deve entender que padronizar não é engessar, mas manter cuidados para o nível de qualidade e reconhecimento ao qual a marca atingiu.
Os treinamentos acontecem em momentos pré-determinados e também sob demandas, não há uma regra sobre isso e cada rede franqueadora estabelece como será feito dentro de sua realidade. Na Anacapri, os treinamentos acontecem na pré-abertura da loja e a cada lançamento de coleção, geralmente 4 vezes no ano. Além deles há os treinamentos e capacitações anuais.
Agora que você sabe a importância dos treinamentos oferecidos pela franqueadora e como isso melhora o desempenho de cada unidade e da rede em si, conheça mais sobre a Anacapri e seja um franqueado: https://franquia.anacapri.com.br/seja-um-franqueado