Um plano de marketing deve levar em consideração o projeto arquitetônico do PDV, assim como decoração, design e iluminação. Afinal, tudo comunica a marca. Por isso, as escolhas na organização do ponto de venda devem estar em sintonia com o conceito, o propósito da marca e seus objetivos.
A Anacapri tem projeto arquitetônico desenvolvido pela Be.Bo (Bel Lobo e Bob Neri), e é um local onde se possibilita a total interação da cliente com os produtos, facilitando a decisão de compra.
O conceito das lojas sustenta a ideia de um espaço divertido, prático e com design apurado. Vamos conhecer mais sobre o projeto arquitetônico Anacapri.
Como foi pensado o projeto arquitetônico Anacapri
A Anacapri é uma marca democrática e voltada para mulheres que buscam uma moda versátil e com personalidade, sem abrir mão do conforto e praticidade. Entusiasta da valorização da autoestima feminina, o ponto de venda da Anacapri busca refletir tudo o que a marca propaga, por isso é um ambiente prático para que as clientes fiquem, sobretudo, à vontade para escolherem e experimentarem qualquer produto em pouco tempo, mas sem necessariamente com pressa.
O projeto arquitetônico apresenta uma proposta de exposição que possibilita total interatividade com os produtos, instigando os sentidos e facilidade na decisão de compra.
A ideia é estimular a consumidora através do aroma, audição, tato, visão. Ao ter fácil acesso aos calçados e bolsas, a cliente sente as texturas, o cheiro e percebe os detalhes que fazem o design e a qualidade Anacapri serem o que são.
Todas as lojas seguem o mesmo padrão, para que as consumidoras em todo o Brasil identifiquem facilmente a loja e tenham a mesma experiência com a marca e os produtos. A metragem da área de instalação das lojas varia de 20 m2 a 40 m2 e o projeto é cedido ao franqueado.
Além das lojas franqueadas, a Anacapri também conta com uma flagship, que é uma loja conceito, pensada exclusivamente para chamar atenção à marca em algum espaço comercial importante. O projeto arquitetônico de uma flagship, por vezes, pode ser um pouco diferenciado da loja convencional já que seu propósito é mais evidenciar a marca do que promover a venda em si. Entretanto, deve manter uma mesma identidade, afinal, estamos lidando com uma única marca.
Por que investimos em marketing de arquitetura?
Assim como o marketing geral, o marketing de arquitetura está relacionado a estratégias voltadas para criar boas experiências no ambiente de compras que resultem em vendas e fidelização.
No mundo varejista, a arquitetura comercial tem um peso importante, já que agentes como iluminação, escolha de cores, espaços de circulação, exposição dos produtos, entre outros elementos influem diretamente no bem-estar e na conveniência do consumidor, contribuindo decisivamente para a compra.
Mais do que criar um espaço bonito, de encher a vista, o projeto arquitetônico deve se voltar para o favorecimento das vendas, além de:
- Atrair potenciais clientes;
- Converter visitantes em clientes potenciais;
- Fechar negócios;
- Cultivar relacionamentos.
Em virtude dos objetivos de um projeto arquitetônico comercial, podemos considerar que um bom exemplo deve pensar a exposição dos produtos de forma a estarem ao alcance das mãos. Autonomia é algo que a clientela valoriza bastante. Luzes diretas e indiretas que valorizem as cores e nuances do que está à venda, layout de circulação com espaço para as pessoas não se chocarem e saberem para onde e como irem.
Além do mais, pensar a fachada de forma atrativa e diferenciada, onde o consumidor identifique com rapidez a marca; escolher o tipo de piso para que seja durável; a vitrine atrativa sem ser poluída; lembrar de explorar os cinco sentidos do consumidor para aumentar a intensidade da experiência; estão entre os itens que devem ser levados em consideração.
É por isso que as lojas da Anacapri são pensadas como espaço de conforto para as pessoas e de estímulo à interação com a marca e produtos, o que leva, na maioria dos casos, às compras.
Agora que você sabe que o projeto arquitetônico Anacapri é mais um fator de impulsionamento das vendas, seja um dos nossos franqueados. Conheça nosso modelo de negócio: https://franquia.anacapri.com.br/seja-um-franqueado